terça-feira, 26 de maio de 2009

ÁREA DE SEGURANÇA NACIONAL

Um passeio que vale a pena! O convite veio de uma amiga (Paulinha, valeu! Obrigado.) e eu não seria eu se não o aceitasse!
Barra de Mangaratiba (Pertinho da pedra, da prainha e outros encantos mais), um cantinho que me pareceu um bom esboço ao Jardim do Éden!



Da zona sul pra lá, indo pela barra da tijuca, passa-se pelo recreio e vamos em direção a Rio-Santos! Só isso já seria um delicioso passeio que me lembrou o meu Pai! Ele pegava eu e minha irmã, e dizia;

- Vamos passear!

A gritaria era imediata. Passear de carro! Coisa que não se faz mais como se fazia nos bons tempos, coisa pra se pensar!

Muito bem, depois de uns 50 minutos ou uma hora (O tempo vai depender da relaxamentação) chegamos ao vilarejo. Devo dizer que fora a topografia característica desses arredores sudestinos, que é muito bela, a cidadezinha não me agradou muito não!


Ao contrário da vila, com seus amontoados de barzinhos oferecendo caranguejo e siri, o que encanta realmente é a paisagem.
Deslumbrante! O dia colaborou, meio tom, meia luz, um pôr-de-sol cinemetográfico com a restinga ao fundo, isso compôs uma atmosfera realmente espetacular.



A história de primazia dos milicos e sua prevalência na região, herança dos anos de chumbo da ditadura militar no Brasil (É! Isso existiu gente), restou uma coisa inesperada. A preservação do meio ambiente já que quase toda a região é considerada “Área de Segurança Nacional” salve as forças (des) armadas brasileiras.


No mais não precisamos de muitas palavras. O que há de modernozo é respirar, olhar, espiar, esgueirar-se entre os molhos de natureza com muitas plantinhas, folhagens verdurosas e amarronzadas, e os sagüis! Isso é um espetáculo a parte.


Tendo essa oportunidade não deixe de visitar o “BAR DO BIRA”. A casa, pertencente a amiga Paulinha (Se intitula “Muito urbana”), que alugou ao Bira há uns 15 anos e ele aos poucos foi dotando os ambientes do imóvel de aconchegante decoração onde o artesanato predomina, os temas náuticos e as pequenas reformas do lugar inseriram a casa ao meio. Parece que estamos num cenário de um filme daqueles antigos do Tarzã!


Sim, já ia esquecendo! A cozinha e toda a comida e drinques (Vide a caipirinha de kiwi) é Phanthásticca.

Nenhum comentário: